domingo, 27 de julho de 2008

" Em angola não tem gatuno..."






Domingo, 27 de Julho

Hoje decidimos fazer-nos a estrada rumo ao interior de Angola, seguindo a estrada de Cambanbe. Saímos pelo norte de Luanda tendo que fazer a congestionada (inclusive ao domingo!!) ligação até Viana.

Quando já seguíamos à cerca de uma hora em fila, somos interpelados pelos agentes de autoridade que nos mandam parar. Enquanto um falava com o condutor, o outro dirigiu-se aos passageiros pedindo-nos a identificação. Ao entregar-lhe fotocopia autenticada do meu passaporte fez cara estranha e pediu-me para sair do carro dizendo "tem de sair do fresco do carro e habituar-se ao calor de Angola", lá anuí sorrindo..
Após vários minutos de conversa convencendo-o de que uma fotocópia autenticada tem valor, o agente exclama: "Sr Antunes tem que andar com o original, porque usa cópia? Em Angola não tem gatuno...!!"
Após este pequeno incidente lá seguimos viagem...

Após vários quilómetros por caminhos "pouco mexidos pelo homem", com bonitas paisagens onde os imbondeiros são abundantes, e quando a gasolina já escasseava decidimos ficar-nos pelo Dondo .

O Dondo é uma cidade pobre e pequena do interior, algo fustigada pela guerra (as marcas de bala são visíveis em muitas das habitações), onde as pessoas vivem da agricultura.
Ao invés de Luanda aqui as crianças têm sorrisos francos e as adultos ajudam sem esperarem "gasosa":)


Foto 1 e 2 - O dia a dia destas populações...crianças brincando alegremente na rua e mulheres vendendo fruta e legumes na beira da estrada, respectivamente

Foto 3 - O sol a por-se por trás de um imbondeiro

3 comentários:

Primas disse...

Estás quase rendido! E eu cada vez mais com vontade de te visitar!

Biejinho,
Rute

AmaliaB.Martins disse...

Quem te ouviu e quem te lê!:-)
é bonito o continente africano... e conquista, o bom e o mau, entranham-se!keep enjoying!

tati disse...

:) oh que por do sol tum lindo....manda um desses pa mim manda? :)

tas a ver como ja vais conhecendo angola? :) Niicee :)

mts beijinhos ;) Keep holding on ;)