A mescla entre a pujança económica Angolana e as suas disparidades é sobretudo visível na capital.
Luanda assemelha-se a um imenso estaleiro, as construções de grande envergadura erguem-se por toda a parte, o pó é imenso, são rasgados e tapados buracos nas estradas diariamente, as vias de saída da cidade sofreram ou estão a sofrer obras de alargamento.
Na mesma cidade coexistem habitações com preços superiores aos das grandes cidades ocidentais e enormes “moceques” (vulgo: “bairros de lata”) assentes sobre toneladas de lixo; vêm-se um grande número de veículos topo de gama, lado a lado com veículos em fim de vida e um sem fim de “candongueiros” (carrinhas toyota hiace de 9 lugares, maioritariamente, em mau estado de conservação e que são o principal transporte público na cidade); ou encontram-se lojas de marcas de luxo com vendedores de rua em frente.
A junção do forte crescimento e grande disparidade económica da cidade com o excesso de população (resultante do êxodo para Luanda aquando da guerra) fazem-na uma cidade tensa, com um trânsito absolutamente caótico (é comum levar cerca de 1 hora para fazer 2/3km) e com o mais alto custo de vida para expatriados do mundo (a oferta é escassa face a uma procura crescente).
Enfim, a Luanda de hoje longe estará da tropical Luanda dos anos 60..as esplanadas da ilha ainda se mantêm...mas a ilha já é uma península, as esplanadas já não estão rodeadas somente por areia e quando se olha o mar, o olhar não se perde no horizonte, mas antes nas imensas embarcações que se dirigem ao porto...
1 comentário:
Hum... pois, eu tenho lá em casa uns slides da Luanda antiga... linda linda!
Mas, vá nem tudo é mau!!
Beijinho,
Rute
P.s. estou a preparar o roteiro :))
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